A comunidade escolar do Colégio Estadual José Maria de Brito Intercultural Brasil-Japão participou intensamente do projeto “Reciclar é Transformar!”. A iniciativa foi desenvolvida no ambiente escolar, na quarta-feira (11). Ela teve o objetivo de conscientizar alunos, professores e a comunidade sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente. Diretora da unidade, a professora Jussara Castilho falou ao Atual sobre o projeto. Ela disse que por meio de atividades práticas, oficinas e palestras, ele buscou incentivar o reaproveitamento de materiais recicláveis. Além disso, promoveu a criatividade, a responsabilidade social e a construção de um futuro mais sustentável.

Várias práticas desenvolvidas
Durante a atividade os participantes se envolveram em práticas como o “Transformando o lixo em arte”; assistiram ao documentário “Lixo extraordinário”, de Vik Muniz. Também houve a apresentação do jornal “A Voz do José Maria de Brito”; e de projetos como o de uma composteira, de economia circular, da produção de sabão, de jogos matemáticos, de uma oficina de papel machê, além da realização de bazar de doações para reusar e ressignificar, desfile de moda sustentável e premiação. “É um modelo que busca otimizar o uso de recursos e reduzir resíduos, transformando-os em insumos para novos produtos. Em vez de um sistema linear de extrair, produzir, usar e descartar, a economia circular promove ciclos fechados, com reutilização, preparação e reciclagem”, concluiu a diretora Jussara Castilho.
Leia também: Com gestão hídrica, Porto Sudeste atinge 86% de reaproveitamento
O post Projeto “Reciclar é transformar” realizado em Itaguaí apareceu primeiro em Jornal Atual – Notícias da Costa Verde e Zona Oeste do Rio.