
Deputada Hérika Hilton defendeu MC Oruam nas redes sociais – Foto: Reprodução
País – A deputada federal Érika Hilton saiu em defesa dos artistas MC Oruam e Poze do Rodo em suas redes sociais, em publicações realizadas na tarde de segunda-feira (9). A parlamentar já tinha oferecido alguns conselhos a Mauro – nome de registro de Oruam – sobre como se “organizar e preparar” para as “lutas que ele apoia” nas comunidades do Rio de Janeiro.
Ao questionar seu público como se mobilizar para estruturar ainda mais sua luta nas periferias, o cantor recebeu a seguinte resposta da deputada.
“Oi, Oruam! Muita gente já te indicou leituras importantes, mas a transformação vem, principalmente, da organização coletiva. Minha sugestão é que você se conecte com quem já constrói essa luta há anos, com coragem e compromisso nas favelas. Tudo isso é organização popular. É fazer revolução com o pé no chão. Se quiser construir junto, tô (sic) por aqui. De verdade”, salientou Hilton.
A ‘conversa’ causou polêmica nas redes, pois muitas pessoas afirmaram que Érika estava errada em dialogar e fortalecer o discurso de Oruam. “Tenho uma responsabilidade com a promoção da dignidade humana para TODAS as pessoas desse país. Afinal, é esse o objetivo existencial da nossa Constituição. Porém, não é sobre Oruam ou Poze a minha luta. Estou junto de qualquer pessoa que busque fazer melhor, fazer algo de positivo por quem é cotidianamente massacrado e assassinado pelo Estado”, afirmou Érika.
A deputada ainda teceu críticas à direita, reafirmando o motivo de sua resposta a Oruam.
“Uma liderança dessa extrema-direita usou o caso Poze do Rodo pra falar abertamente em matar um trabalhador pelo simples fato dele ser favelado e fã do Poze. São pessoas que surtam com a possibilidade de acharem que estão ‘defendendo bandidos’. Oruam não foi convidado pra entrar em partido, pra ir em reunião de conjuntura ou vestir determinada camisa. Apenas falei que ele pode conhecer gente que está muito próxima da realidade dele, que também se organiza protestar contra a violência da PM”, reforçou.
O post Apoio de Érika Hilton a funkeiros divide opiniões e gera debate nas redes apareceu primeiro em Diário do Vale.