
Foto: Wagner Gusmão
Angra dos Reis – A Vila do Abraão, na Ilha Grande em Angra dos Reis, recebeu uma série de fiscalizações do programa Ilha Grande em Ordem, iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis para promover o ordenamento urbano. As ações aconteceram no último fim de semana e focaram em irregularidades como construções não autorizadas, ocupação de espaços públicos e organização do cais.
Na sexta-feira (6), fiscais da Secretaria de Fiscalização e Postura verificaram a legalidade de estabelecimentos comerciais, incluindo alvarás, uso indevido de áreas públicas e propaganda irregular. Foram aplicadas 39 notificações a ambulantes e embarcações em locais não autorizados, além de 11 autuações por falta de alvará e ocupação de calçadas com mesas e cadeiras. Materiais publicitários irregulares também foram apreendidos.
No sábado (7), técnicos da Secretaria de Finanças realizaram vistorias para checar o cadastramento imobiliário, conferindo se lotes e edificações estão de acordo com os registros municipais.
Já no domingo (8), a Polícia Federal participou da operação, fiscalizando vistos de trabalhadores estrangeiros. Sete restaurantes foram vistoriados, e cerca de 30 estrangeiros foram abordados. Em um dos casos, foi identificado trabalho irregular, resultando em multa de R$ 2.483,26 ao estabelecimento. A Vigilância Sanitária também atuou, inspecionando bares, restaurantes e meios de hospedagem.
“Nosso objetivo é chegar à alta temporada com a Ilha Grande mais organizada. Até lá, os comerciantes que ainda não estão regularizados terão a oportunidade de se adequar. Queremos que todos tenham consciência e cuidado com esse patrimônio natural tão valioso”, destacou o secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo.
O Ilha Grande em Ordem é uma ação integrada da Prefeitura, com participação das secretarias de Desenvolvimento Regional, Finanças, Segurança Pública (Proeis), Comércio e Postura, além da Secretaria Executiva da Ilha Grande e do Instituto Municipal do Ambiente (Imaar). Também colaboram órgãos como a Polícia Federal, Polícia Florestal e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). As fiscalizações continuarão nos próximos meses.
O post Prefeitura fiscaliza irregularidades na Vila do Abraão, em Angra dos Reis apareceu primeiro em Diário do Vale.