[Vídeo] Operação da Polícia Civil no Rio desmantela facção no Complexo de Israel

Redação
4 Leitura mínima

Rio – O Governo do Estado do Rio de Janeiro está realizando uma operação contra a facção criminosa que atua no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio. A ação é conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de delegacias da capital, da Baixada e do Interior do estado, e tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes da quadrilha que atuam na região.

Até o momento, 12 criminosos foram presos, junto com três fuzis apreendidos.

A ação é resultado de sete meses de intensas investigações, que culminaram na identificação de 44 possíveis integrantes da organização criminosa sem mandados anteriores, permitindo à Polícia Civil solicitar ordens judiciais com base em provas contundentes. A operação integra uma série de ações da instituição voltadas ao desmantelamento da estrutura criminosa na região.

As investigações conduzidas pela DRE, com apoio da Delegacia Antissequestro (DAS), da 22ª e 33ª DP, revelaram uma organização criminosa altamente estruturada e armada, sob a liderança de um dos narcotraficantes mais perigosos do estado. O grupo atua nas comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau.

“A Polícia Civil vem atuando em diversas frentes. Enfrentamos a expansão do Comando Vermelho na Zona Oeste, a ação das milícias, a contravenção, a máfia dos cigarros e a lavagem de dinheiro, com pedidos de bloqueios de mais de R$ 6 bilhões do crime organizado. A operação de hoje é mais uma prova disso, atacando o Terceiro Comando Puro em uma das regiões em que os traficantes subjugam a população. A Polícia Civil reafirma seu compromisso em combater todo tipo de criminalidade”, afirma o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.

A facção impõe seu domínio com o uso de barricadas, drones para monitoramento das forças de segurança, toque de recolher e monopólio de serviços públicos, além de promover intolerância religiosa.

Sob o comando direto do chefe da organização, o TCP promove a intimidação sistemática de moradores, expulsão de rivais, ataques a agentes de segurança e ações coordenadas para impedir operações policiais. Foi identificado um grupo responsável pelo monitoramento de viaturas, queima de ônibus e organização de protestos simulados com o objetivo de obstruir o trabalho policial.

Foi apurada, ainda, a existência de um núcleo especializado na tentativa de abate de aeronaves policiais, composto por criminosos com armamento pesado e treinamento específico.

Além das prisões, a operação tem o objetivo apreender armas de fogo, drogas, rádios comunicadores, aparelhos eletrônicos, documentos e outros materiais que reforcem a responsabilização penal dos envolvidos. Duas construções irregulares utilizadas pelos traficantes como abrigo e pontos estratégicos de ataque — equipadas com seteiras — serão demolidas, conforme autorização judicial, como medida de desarticulação da estrutura defensiva da facção.

O post [Vídeo] Operação da Polícia Civil no Rio desmantela facção no Complexo de Israel apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress