Angra: Indígenas protestam e interditam a Rio-Santos

Redação
2 Leitura mínima

Paralisação foi registrada nos quilômetros 520 (sentido São Paulo) e 521 (sentido Rio de Janeiro), justamente no trecho que dá acesso à Central Nuclear (Foto – Divulgação)

Costa Verde – Uma mobilização nacional dos povos indígenas provocou o bloqueio total da Rodovia Rio-Santos (BR-101), na manhã desta segunda-feira (9), na altura de Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. O protesto acontece, segundo lideranças indígenas, em repúdio a projetos de lei que, de acordo com os manifestantes, ameaçam os direitos territoriais e ambientais dos povos originários — entre eles, o PL 2.159/21, conhecido como “PL da Devastação”, que flexibiliza o licenciamento ambiental.

A paralisação foi registrada nos quilômetros 520 (sentido São Paulo) e 521 (sentido Rio de Janeiro), justamente no trecho que dá acesso à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a via foi totalmente interditada por volta das 6h30. Embora a pista esteja sendo gradualmente liberada, o tráfego segue lento, com congestionamento nos dois sentidos.

Em nota, a Eletronuclear informou que a operação da usina Angra 2 segue normal e segura, mesmo com o protesto nas imediações da CNAAA. Já Angra 1 permanece parada para manutenção e recarga de combustível desde 5 de abril, como previsto pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A estatal ressaltou ainda que a mobilização não tem relação direta com as usinas e que os impactos se restringem a pequenos transtornos no acesso ao complexo nuclear.

Apesar disso, lideranças indígenas da região apontam que a manifestação em Angra também denuncia os prejuízos ambientais no entorno do município, incluindo áreas de Paraty, que estariam sendo causados pelas atividades da Eletronuclear.

O post Angra: Indígenas protestam e interditam a Rio-Santos apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress