CABO FRIO – O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João, realizou nesta quinta-feira (5) uma operação para combater desmatamento e extração mineral ilegal em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A ação contou com o apoio da 126ª Delegacia de Polícia e ocorreu em uma área localizada na Estrada Nelore, no bairro Guriri.
Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp
Durante a vistoria, os agentes constataram que, para realizar a retirada clandestina de areia, os infratores promoveram o desmatamento de cerca de três hectares de Mata Atlântica, o equivalente a três campos de futebol. No momento da fiscalização, não havia ninguém no local, mas a polícia conseguiu identificar o proprietário da área, que será autuado pelo Inea e responderá por crime ambiental.
Segundo os técnicos do Inea, a extração mineral sem autorização provoca sérios danos ambientais, como erosão do solo, modificação da paisagem, assoreamento de cursos d’água e, principalmente, perda de cobertura vegetal nativa, essencial para o equilíbrio ecológico da região.
A operação integra as ações do Inea em alusão à Semana do Meio Ambiente e visa coibir atividades predatórias que colocam em risco os ecossistemas da Região dos Lagos. O Instituto reforça que continuará intensificando as fiscalizações em todo o estado.
Ainda de acordo com o Inea, a Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) prevê pena de detenção de até um ano e multa para quem promove o desmatamento sem autorização legal.
Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread
O post Inea combate desmatamento e extração ilegal de areia em Cabo Frio com apoio da Polícia Civil apareceu primeiro em Rlagos Notícias.