
Foto: Rosemberg Franco
Angra dos Reis – O cortejo em homenagem ao Menino Imperador marcou, nesta sexta-feira (6), o ponto alto da Festa do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis. Centenas de pessoas acompanharam a celebração pelas ruas do Centro, mantendo viva uma tradição religiosa e cultural que atravessa gerações.
As celebrações começaram às 6h, com a alvorada festiva, seguida de um café da manhã com o Menino Imperador Miguel Peixoto, de 10 anos, na residência do Frei Fernando, ao lado da Igreja Matriz. O cortejo teve início às 11h, após a chegada da comitiva ao Cais de Santa Luzia, e seguiu pelas ruas do Centro com a presença do prefeito Claudio Ferreti e de fiéis.
O trajeto seguiu pela 166ª DP, na Avenida Júlio Maria, onde ocorreu a tradicional soltura simbólica de um preso, e terminou com um almoço comunitário no Convento do Carmo, por volta do meio-dia. O cortejo teve a presença das cinco danças folclóricas da Festa do Divino: Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos; além de bumba meu boi e bate-bola.
Tradição de gerações
O Menino Imperador é uma figura central na Festa do Divino Espírito Santo, tradição religiosa e cultural celebrada em Portugal, Brasil e comunidades de origem portuguesa. Representando pureza e inocência, ele é coroado e participa de procissões e cerimônias, simbolizando a vinda do Espírito Santo. Com raízes no século XIV, instituída pela Rainha Santa Isabel em Portugal, a festa foi adaptada no Brasil, mantendo sua importância cultural e religiosa.
“Hoje celebramos com grande alegria a chegada do Menino Imperador de 2025. A Festa do Divino é uma linda tradição da nossa cidade. Esse resgate cultural dessa festa centenária renova a fé da população e encanta todos que assistem. Uma festa que vai continuar ao lodo do fim de semana”, comentou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.
A programação da festa é realizada pela Paróquia da Imaculada Conceição, com apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, reunindo manifestações folclóricas, cortejos, danças tradicionais, missas e símbolos herdados da cultura portuguesa, preservados ao longo de mais de três séculos.
As festividades prosseguem na noite desta sexta-feira, iniciando às 18h30 na igreja Matriz para a Santa Missa e a Coroação do Menino Imperador. Logo após a missa, no palco montado no Cais de Santa Luzia, haverá apresentações das danças folclóricas tradicionais, seguidas pelo da dupla Gian e Giovani.
Programação Folclórica – Festa do Divino 2025
Sexta-feira (6)
18h30 – Coroa do Divino (Igreja Matriz)
19h – Missa festiva com coroação do Menino Imperador
20h – Apresentação das danças folclóricas (Cais de Santa Luzia)
23h – Show com Gian & Giovani
Sábado (7)
9h – Encontro com as crianças da catequese
18h30 – Coroa do Divino (Igreja Matriz)
19h – Missa
19h – Danças folclóricas (Cais de Santa Luzia)
23h – Show com Paula Mattos
Domingo (8)
Solenidade de Pentecostes
6h – Alvorada festiva
6h30 – Amanhecer do Espírito Santo: acolhida das Bandeiras do Divino
7h – Missa
9h30 – Cortejo das Bandeiras (Praça da Prefeitura)
10h – Missa solene
Após a missa – Corte do bolo
16h – Missa festiva
Após a missa – Procissão, descoroação do Menino Imperador e descida do Mastro
19h – Danças folclóricas e queima de fogos com o quadro “Glória”
21h – Show com Flávio Vitor Jr.
O post Angra festeja a chegada no Menino Imperador para a Festa do Divino 2025 apareceu primeiro em Diário do Vale.