Debate na ACIAP-BM explica benefícios da Lei do Aço para indústria

Redação
4 Leitura mínima

Barra Mansa – Barra Mansa recebe na próxima quarta-feira (11), às 16h, o encontro “Lei do Aço em Foco: Conexões e Oportunidades”, voltado a empresários e profissionais da cadeia produtiva do aço. Realizado na sede da ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), o evento é promovido em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa e a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

A programação inclui um painel com participação do diretor de Incentivos Fiscais da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio), Victor Hugo Lavinas; do gerente jurídico tributário da Firjan, Rodrigo Barreto; e do contador do Metalsul, André Reis. Estão previstas ainda as presenças do secretário estadual de Turismo e autor da legislação, Gustavo Tutuca (PP), além de representantes políticos e empresariais.

Sancionada em 2020, a Lei Estadual nº 8.960/20 concede incentivos fiscais ao setor de transformação e beneficiamento do aço. A proposta tem como objetivo impulsionar a industrialização no estado e atrair investimentos, com atenção especial a municípios com perfil industrial, como Barra Mansa.

“Essa é uma grande chance de esclarecer dúvidas, ouvir diretamente das autoridades e especialistas quais são os caminhos para aproveitarmos ao máximo os benefícios da Lei do Aço. O empresariado precisa estar bem informado para tomar decisões estratégicas que impactam o desenvolvimento de toda a cidade”, disse Fernanda Moysés, presidente da ACIAP-BM.

César Carvalho, secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, defendeu que o debate ajuda a estruturar o ambiente de negócios. “A Lei do Aço pode marcar um salto no desenvolvimento do nosso município, atraindo novas empresas, fortalecendo as que já estão aqui e ampliando a geração de empregos. Esse evento é essencial para entendermos a segurança jurídica de se investir na cadeia do aço e para alinharmos as ações do setor produtivo”, afirmou.

Para Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, a nova legislação exige preparo do setor. “A Lei do Aço representa um divisor de águas para a indústria, pois estabelece parâmetros claros de qualidade e segurança para toda a cadeia produtiva. É fundamental que as empresas do Sul Fluminense estejam preparadas para se adequar às exigências e, mais do que isso, saibam identificar as oportunidades que essa legislação oferece. Por isso, a Firjan estará presente para orientar de forma prática e técnica sobre como os participantes devem se adequar à nova legislação”, declarou.

O encontro tem apoio do Governo do Estado do Rio, Codin, Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Facerj (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro) e Metalsul (Associação dos Metalúrgicos do Sul Fluminense).

As inscrições estão abertas no link: https://forms.office.com/r/6pic72CAMH. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3323-4861 e 2106-1077, ou pelo WhatsApp (24) 99907-4475.

 

O post Debate na ACIAP-BM explica benefícios da Lei do Aço para indústria apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress