
Foto: Arquivo/Cris Oliveira
Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda inicia nesta terça-feira (3) a vacinação contra a gripe (Influenza) nas feiras livres da cidade. A ação será realizada ao longo da semana pela Atenção Primária à Saúde em parceria com a Vigilância Epidemiológica, com o objetivo de ampliar o acesso da população à vacina e contribuir para a redução dos casos da doença no município.
De acordo com o diretor da Divisão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hálison Vitorino, a iniciativa visa descentralizar a vacinação e facilitar o acesso da população. “É mais uma ação que pensamos para descentralizar a vacinação, ampliando a cobertura vacinal no município. É importante estarmos disponibilizando as vacinas em lugares que a população costuma estar, facilitando o acesso à vacina, e as feiras livres recebem muitas pessoas nos bairros que são realizadas”, afirmou.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Milene Paula de Souza, alertou para o aumento de casos de doenças respiratórias durante o outono e o inverno. “Já aplicamos mais de 50 mil doses, mas ainda falta imunizar mais pessoas, garantindo uma cobertura vacinal ampla e eficaz, com o intuito de proteger a todos, inclusive o público mais vulnerável, como imunodeprimidos, idosos, entre outros”, disse.
A vacinação nas feiras acontecerá sempre das 8h às 11h, seguindo o cronograma: terça-feira (3/6) na Feira Livre do Retiro; quarta-feira (4/6), na Feira da Sessenta; quinta-feira (5/6), na Feira do Volta Grande; e sexta-feira (6/6), na Feira do Conforto.
A imunização está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento de identificação e, preferencialmente, a caderneta de vacinação.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, reforçou a importância da vacinação, especialmente diante da elevação nos casos de gripe em todo o país. “Nesse período de queda nas temperaturas, todo o país está registrando aumento nos casos de gripe e, além das unidades da Atenção Primária, estamos desenvolvendo estratégias de levar, cada vez mais, a vacinação a locais de maior circulação de pessoas para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso para quem precisa. Se proteja, se vacine”, destacou.
Além das feiras livres, a vacina contra a gripe continua disponível nas 46 unidades da Atenção Primária à Saúde do município, das 8h às 17h. As UBSFs dos bairros 249 e Santa Cruz funcionam em horário estendido, das 8h às 18h30, inclusive aos fins de semana e feriados.
O post Volta Redonda terá vacinação contra a gripe nas feiras livres apareceu primeiro em Diário do Vale.