Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda fica entre as melhores iniciativas da mostra estadual de saúde da Fiocruz

Redação
4 Leitura mínima

Resultado garantiu o Prêmio Suely Osório, consultoria da fundação e participação em congresso nacional em junho

 

A Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda (LAO-VR) está entre as melhores experiências exitosas do SUS (Sistema Único de Saúde) da 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde / Cosems-RJ (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio) / IdeiaSUS-Fiocruz. A apresentação de 24 trabalhos desenvolvidos em municípios do estado, selecionados previamente, aconteceu nessa terça-feira, dia 29, no Rio de Janeiro.

Com a segunda colocação na mostra estadual – a primeira colocação ficou com Angra dos Reis e a terceira com Itaperuna –, a Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda levou o Prêmio Suely Osório, que homenageia a apoiadora do Cosems-RJ, falecida em 2024, por sua trajetória profissional dedicada à defesa do SUS. Além disso, o programa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá consultoria, durante 12 meses, da equipe da Curadoria em Saúde da IdeiaSUS-Fiocruz e contará com a produção de vídeo e a publicação de livro sobre a prática.

A coordenadora da LAO-VR, a oncologista Luciana Francisco Netto, fez a apresentação na mostra estadual e recebeu a premiação ao lado de outros profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e também da presidente do Cosems-RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha, que era a secretária de Saúde de Volta Redonda quando a iniciativa foi implantada no município.

O resultado também rendeu vaga para participar da “20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que acontecerá durante o 38º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de 15 a 18 de junho deste ano, em Belo Horizonte (MG). Na primeira seleção, a Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda ficou em oitavo lugar em todo o estado, e em primeiro no Médio Paraíba.

Criada para agilizar o diagnóstico do câncer, a Linha de Atenção Oncológica tem por objetivo reduzir a morbidade e mortalidade causada pela doença. A oncologista Luciana Francisco Netto afirma que o reconhecimento em todo o estado se deve ao trabalho desenvolvido no município para o diagnóstico precoce do câncer e agilidade no acesso ao tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde).

“A Linha de Atenção Oncológica, implantada em 2022, está nas 46 unidades da Atenção Primária à Saúde de Volta Redonda. Temos atuado no diagnóstico dos cânceres de mama, do colo do útero e de intestino, devido ao alto índice na população brasileira. O paciente com sinais e sintomas é identificado pela equipe da Atenção Primária, sendo a porta de entrada na rede pública”, explicou a médica, acrescentando que, quando há suspeita, o paciente é encaminhado e regulado para atenção especializada para que tenha acesso a exames específicos e ao acompanhamento na rede municipal de saúde.

O post Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda fica entre as melhores iniciativas da mostra estadual de saúde da Fiocruz apareceu primeiro em TV Prefeito.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress