Ao lado de Cavaliere, Lula anuncia pacote de R$ 702 milhões para obras do PAC Periferia Viva no Rio

Redação
3 Leitura mínima

RIO DE JANEIRO — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (22) do lançamento das obras do Novo PAC Periferia Viva no Rio de Janeiro. Ao lado do prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), o presidente anunciou investimentos de R$ 702,9 milhões voltados à urbanização de áreas periféricas e à ampliação da infraestrutura urbana na capital fluminense.

Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp

O principal destaque do evento foi o início das obras de macrodrenagem do Jardim Maravilha, em Guaratiba, na zona oeste do Rio. A região, historicamente afetada por enchentes e alagamentos, receberá R$ 340 milhões em investimentos.

As intervenções incluem a construção de diques, reservatórios para retenção das águas da chuva, obras de drenagem, redes de saneamento, urbanização e implantação de áreas de lazer. Segundo a Prefeitura do Rio, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até três anos.

Durante o evento, Cavaliere destacou a importância da obra para moradores que convivem há décadas com os problemas provocados pelas enchentes.

“Essa é uma obra que a população do Jardim Maravilha já não acreditava mais que era possível. A população tinha perdido a esperança porque diziam que não existia solução técnica para resolver o problema. Hoje estamos iniciando uma transformação definitiva para a região”, afirmou.

O projeto também prevê a implantação de 8,8 quilômetros de drenagem, 19 quilômetros de rede de esgoto, 23 quilômetros de rede de água, além de áreas inundáveis planejadas, jardins de chuva e novos canais de ligação.

Além de Guaratiba, o Novo PAC Periferia Viva contempla investimentos em três das maiores comunidades da cidade.

No Complexo da Maré, serão destinados até R$ 170 milhões para a implantação do Parque Linear da Maré e de um Ecoponto. Já o Complexo do Alemão receberá R$ 210,5 milhões para obras de saneamento, abastecimento de água, iluminação pública, pavimentação e regularização fundiária.

Na Rocinha, os investimentos somam R$ 350 milhões, destinados a obras de mobilidade, infraestrutura urbana e melhorias ambientais que devem beneficiar diretamente cerca de 10 mil famílias.

Também participaram do evento o governador em exercício Ricardo Couto, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, o ministro das Cidades, Vladimir Lima, a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, e a primeira-dama Janja da Silva.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook, Instagram, Twitter e Thread

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress