Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) prenderam 20 pessoas em flagrante durante um campeonato de canto de pássaros, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O evento ocorria em um imóvel no bairro Cabuçu, e foi interrompido por agentes da especializada, que os monitoravam .
Durante a ação, foram resgatadas aves de diversas espécies, nativas da fauna brasileira, como trinca-ferros, tizius e coleiros. Os pássaros estavam sem anilhas ou com acusações de adulteração, evidenciando que foram caçados em florestas nativas para comercialização.
Ainda segundo os agentes, muitas das aves estavam em gaiolas de pequenas dimensões, caracterizando maus-tratos. Os animais foram compreendidos e direcionados aos cuidados veterinários. Uma perícia vai apurar a adulteração das anilhas. As aves serão reintegradas à natureza.
Também foram apreendidos troféus e medalhas usadas para premiar os pássaros que mais cantavam no torneio ilegal. Os 20 criminosos que estavam no campeonato foram presos em flagrante por recepção de animais silvestres.